Por via das dúvidas, evite testes de fidelidade.


 Fidelidade tumblr

Fidelidade não é ausência de desejo por outra pessoa. Essa afirmação provoca crises de neuroses agudas em pessoas ciumentas, principalmente na mulher. Digo principalmente na mulher, porque de modo geral elas querem que os homens tenham exclusivo interesse por elas e não suportam a ideia de que ele goste ou se sinta mais atraído por outra mulher. Ouso dizer que esse medo é muito mais pelo fato de imaginar que outra mulher seja melhor que ela (competitividade) ou que ele tenha algum tipo de sentimento pela “outra” do que propriamente o ato da traição em si.

Mas um dos pontos mais polêmicos da infidelidade é a premissa de que os homens são mais infiéis. Eu não concordo e o meu raciocínio é simples. Se o homem comete a infidelidade com outra mulher, será que é matematicamente possível afirmar que o homem realmente seja mais infiel? A mulher que mantém um relacionamento com um homem comprometido, também está sendo infiel, mesmo que seja solteira, portanto este jogo será sempre empatado.

Recentemente eu li este artigo (A monogamia como processo econômico cultural) muito interessante sobre a monogamia, o qual a mostra como um processo econômico cultural e inclusive aponta que o ser humano não é biologicamente programado para a monogamia, comparando-nos com as demais espécies animais. Acho que todo mundo já ouviu esse tipo de argumentação biológica, que de fato é bem plausível e embasada em estudos e pesquisas.

Mas a fidelidade é uma das formas de autenticar o amor um dos sentimentos que nos diferencia das demais espécies animais. E se possuímos sentimentos que nos diferenciam, seria muito conveniente dizer que o instinto é algo incontrolável como é com os animais. Mas sabe quando dizem que se você decide relacionar-se com alguém inevitavelmente terá que abrir mão de algo? Então, o que a fidelidade representa faz parte desse “algo”.  Eu sempre vi a fidelidade como uma questão de caráter, uma questão de respeito. Não quer dizer que eu considere que falte caráter a qualquer pessoa que seja infiel, mas eu me sentiria assim se traísse alguém.

 Por isso, não posso afirmar que quem é infiel não ame com igual intensidade do que quem é fiel, mas acho que há uma questão de valores ai. Acho que as pessoas têm total liberdade de escolha e deveriam prezar mais pela sinceridade com o outro e consigo mesmo antes de entrar em um relacionamento, pois o conceito de querer manter a estabilidade de um relacionamento e ao mesmo tempo a sensação causada por aventuras amorosas extraconjugais, ou em outras palavras “a vida é curta, curta o caso” sim pode ser uma questão de falta de caráter.

Sobre detantopensarescrevi

Um dia acordei e estava espalhada, haviam palavras por todos os lados, e não tinha como junta-las, foi então que decidi escrevê-las.
Esse post foi publicado em Amor, Comportamento, Crítica, Crônica, Fidelidade, Relacionamento. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Por via das dúvidas, evite testes de fidelidade.

  1. Kentaro disse:

    Diria que grande parte das pessoas também não terminam um relacionamento e partem pra outro simplesmente porque tem medo desse outro não dar certo. É mais ou menos isso: “Me divirto por aí, mas quero sempre ter o meu porto seguro; alguém que eu acredito que me ame de verdade”. E é justamente pensando dessa forma que a pessoa vai provar que não ama o parceiro. Ora, ela só está preocupada consigo mesmo, percebe? Amar é se importar tanto consigo mesmo, quanto com a pessoa amada. E se eu me importo com a outra pessoa, não vou fazê-la de otária.

  2. Falou e disse Kentaro! Tu é uma das poucas raridades que pensam assim!!

Deixe um comentário

