Analfabetismo político

tumblr_lm159mTa351qckfaao1_500

“Desgraçado o país que precisa de heróis.” Dizia o alemão Eugen Berthold Friedrich Brecht.  Quando leio essa frase, tenho a impressão de que ele falava diretamente para o Brasil atual. Um país com tamanha concentração na mediocridade, que tem no futebol e na mídia e suas popularidades célebres, sua principal concepção de influência. E mais, a alienação sobre conversas políticas é motivo de orgulho para a maioria, aliás, os hábitos políticos do brasileiro médio restringem-se ao velho dogma de que político é tudo ladrão, e esporadicamente em época de eleição debater quem é o “menos pior”.

No texto postado anteriormente “O que você faz com seu voto?” falei sobre a importância do voto, inclusive classificando-o como o principal meio de mudar algo na nossa política. Mas o voto só funciona se for subsidiado pela informação, pelo espírito inconformista, pelo envolvimento do cidadão com a política e consequentemente pela discussão incansável e o questionamento. Pensar e falar sobre política é trabalhoso, cansativo e muitas vezes revoltante e decepcionante, principalmente tratando-se de Brasil, mas certamente se todos os ideólogos brasileiros que contribuíram de alguma forma para o Brasil ser democracia hoje, não tivessem discutido e questionado, certamente o Brasil ainda seria colônia.

Mas na prática, o que um eleitor pode fazer para criar esse vínculo com a política? Primeiramente o eleitor deve avaliar o seu candidato, pesquisar sobre sua vida e ficha, e claro analisar suas propostas, isso é o básico, a nossa responsabilidade não para por ai. O eleitor tem o dever de acompanhar a atuação do candidato eleito, a realização ou não dos projetos e o possível envolvimento do mesmo em situações de corrupção. Como fazer isso? Existem alguns mecanismos que nos possibilitam esse tipo de análise.

A mais recente ferramenta para esse acompanhamento é a Lei de acesso à informação, que entrou em vigor em maio deste ano. Existe também o Portal Contas Abertas, uma instituição não governamental, onde você pode conhecer o patrimônio, como pensam e como votam os candidatos. Isso claro, além do site do TST e do Ministério Público Eleitoral que possibilita a qualquer cidadão denunciar casos de propaganda eleitoral irregular. Há também as Ouvidorias onde o eleitor tem à disposição relatórios das fiscalizações de municípios e que apontam irregularidades sobre a transferência de verbas.

Enfim, o voto é a principal ferramenta para mudar o cenário político, mas para que ele possa ser efetivo é preciso que haja uma mudança de comportamento por parte dos eleitores. Precisamos criar o hábito de acompanhar o representante público já eleito, não apenas antes de votar. O Brasil precisa investir em educação política e cívica, desde a primeira infância até a terceira idade. O analfabetismo político é extremamente nocivo à nossa sociedade, é gritante a necessidade de educar a população a pensar em política, em como sua atenção às pessoas públicas estende-se muito além da época eleitoral e da escolha do voto. Caso contrário, continuaremos vivendo uma burrocracia.

Leia também: O que você faz com seu voto? e Seios politizados.

Anúncios

Sobre detantopensarescrevi

Um dia acordei e estava espalhada, haviam palavras por todos os lados, e não tinha como junta-las, foi então que decidi escrevê-las.
Esse post foi publicado em Comportamento, Crítica, Crônica, Política. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Analfabetismo político

  1. Jean Fillipe disse:

    Aqui na capital, já em reta final das campanhas eleitorais, pessoas ligadas aos comitês eleitorais simplesmente jogam os panfletos que sobraram nas ruas, aos montes e na cara dura. Bom saber que eu tenho como denunciar isto. Parabéns pelos textos Fabi.

  2. Eu também já vi muito isso por aqui e agora que fiquei sabendo que podemos denunciar!

    Muito obrigada Jean =)

  3. milenaanjo disse:

    Gostei muito do texto, uma bela crítica e com informações pertinentes!

  4. unlike additional blogs i have read which are really not good. i also found your posts very interesting. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s