O que você faz com seu voto?

 

Quase 140 milhões de eleitores e não conseguimos mudar uma nação? Antes de começar a falar que todo político não presta e que não importa a quantidade de eleitores, essa merda nunca vai mudar, eu tenho uma notícia pra você: O povo presta menos ainda! E antes que você pense que eu sou louca e pare de ler, eu explico. O povo não presta tanto quanto os políticos (eu faço parte do povo), por vários motivos, mas o principal deles é o fato de serem coniventes com a situação que o País vive.

Eu sou a favor da implementação de um sistema de voto, onde o eleitor pudesse retirar o voto que deu para o político após eleito, caso ele não cumprisse com suas promessas ou se envolvesse em escândalos e corrupção, sendo assim, qualquer político corrupto poderia sofrer um impeachment através de mobilização pública. Mas meu povo brasileiro, apenas sonhar, ou apenas querer, ou apenas reclamar não resolve nada.

A nossa principal oportunidade de mudar o destino dessa mesma sociedade que tanto criticamos é o voto. O voto é o ato democrático de depositar a nossa esperança num país melhor, num estado melhor, num mundo melhor. Mas o que o povo tem feito com ele? Jogado no lixo em troca de proposta meia boca, de bolsa-auxílio-subdesenvolvimento, ou simplesmente votando nulo e em branco acreditando assim protestar contra o sistema. Não meu caro, você não está protestando, pois tanto voto nulo quanto em branco são invalidados, desta forma ironicamente você está apenas contribuindo para a palhaçada.

Votar certo é no mínimo gravar na Memória nomes como Paulo Maluf e jamais, eu disse jamais voltar a votar neles. Votar errado é a causa do problema que devemos lutar não os efeitos que os políticos nos fazem lutar como causa. Não é a violência, a falta de cultura, a marginalização, não são as drogas, não. Na verdade esses são os efeitos de uma sociedade que vive uma meia democracia e que assiste inerte a um esquema corrupto de governo. São os efeitos do abuso de poder e da politicagem.

Há 30 anos, o Ex- Presidente Figueiredo já dizia que o povo não sabia votar, e infelizmente essa ainda é a nossa realidade. É incrível ver que a leitura da política do nosso eleitorado continua basicamente a mesma. É claro que isso é reflexo de uma educação precária, entre outros fatores. Mas isso também revela um conformismo acentuado, as pessoas se abraçam à ideia de que a política não tem mais jeito e cruzam os braços. Mas não leem, não buscam entender a política, não procuram saber sobre a vida do candidato que escolheu pra votar, simplesmente votam no candidato indicado pelo pastor da igreja, sim aquele com ficha mais suja que galinheiro e esse é o tipo de critério usado.

Sendo assim, nada vai mudar nas próximas eleições, mas poderia. Se o povo parasse de ter pensamentos medíocres como achar que político bom é aquele que rouba, mas faz, se parassem de acreditar que essa realidade é uma condição que não vai mudar, se o povo se preocupasse menos com novela e mais em obter conhecimento, se o povo parasse de se contentar com políticos corruptos apenas por oferecerem as bolsas e benefícios que servem pra adestrar pessoas ou se o povo se juntasse e saísse às ruas quando necessário fosse. Os políticos mudariam se o povo mudasse.

Em tempo: Vou sugerir aqui alguns sites interessantes para você pesquisar a vida do seu candidato: Ranking Políticos,  Projeto Excelências,  TST,   Repolítica, Mito: Voto nulo não anula eleição!

Leia também: Seios politizados e Analfabetismo político. 

Anúncios

Sobre detantopensarescrevi

Um dia acordei e estava espalhada, haviam palavras por todos os lados, e não tinha como junta-las, foi então que decidi escrevê-las.
Esse post foi publicado em Comportamento, Crítica, Crônica, Política. Bookmark o link permanente.

2 respostas para O que você faz com seu voto?

  1. O texto que causou polêmica no fórum da Parafernalha o/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s