Amor do século XXI

Por Fabiana Silva

As relações afetivas estão passando por várias transformações e revolucionando o conceito da palavra amor, o que obviamente é natural, já que toda mudança tem uma consequência. Essa evolução no campo amoroso nada mais é do que reflexo dos tempos modernos onde não cabe mais o tipo de romance a moda antiga tão conservador e interdependente.

As pessoas de hoje buscam um relacionamento adaptável a sua rotina acelerada e dinâmica, portanto a busca é por individualidade, respeito e a realização em estar junto. Essa mudança repercute diretamente na questão do romantismo, e a ideia de que alguém seja necessário para a felicidade do outro tende a desaparecer. O romantismo também parte da premissa de que os opostos se atraem ou que as pessoas devem buscar a sua outra metade, o que não faz mais tanto sentido. Descobriu-se que o relacionamento entre duas pessoas inteiras é bem mais saudável.

A principal mudança na maneira de buscar um relacionamento hoje pode ser definida pela palavra parceria. O amor de necessidade está sendo deixado de lado para dar espaço ao amor de desejo. As pessoas têm buscado se completar individualmente, logo buscam relacionamentos onde se sintam bem, não porque precisam e sim porque desejam. Mas é claro que não é fácil encontrar alguém que preencha essas exigências.

Hoje as pessoas são inconformadas, e por vezes intolerantes, e toda essa mudança perece ter produzido um efeito colateral acerca da palavra amor, pronunciá-la simplesmente seguiu o curso acelerado e se tornou muitas vezes banal. O romantismo se foi e deu lugar ao imediatismo, pessoas podem se amar na mesma velocidade com que se esquecem. É como se o amor de hoje viesse com prazo de validade.

Com isso, são cada vez mais comuns relacionamentos curtos e vazios baseados apenas no desejo e imediatismo. As pessoas precisam aprender a diferença entre sensação e sentimento. A sensação é a resposta mecânica do corpo a determinados estímulos. Sentimento é outra coisa. Sentimento é aquela leveza que nos transporta a um estado de êxtase, e que nos abre o peito num longo suspiro.

Anúncios

Sobre detantopensarescrevi

Um dia acordei e estava espalhada, haviam palavras por todos os lados, e não tinha como junta-las, foi então que decidi escrevê-las.
Esse post foi publicado em Amor, Comportamento, Crônica, Relacionamento. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Amor do século XXI

  1. Brendel Luis disse:

    Muito bom Fabiana….Seu blog está de parabéns! Bom texto!
    Tenho meu ”cantinho” também, dê uma olhada:
    http://www.recantodasletras.com.br/autores/brendell

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s