Um mergulho em mim

Por Fabiana Silva

A pior relação que já vivi até hoje foi comigo mesma. Foi a que mais vezes deu errado, a de maiores conflitos, a que mais sofri. Por falta de confiança em mim, por um espírito autocrítico exacerbado associado a pequenas doses de autodesamor. São batalhas intensas travadas a finco e sem trégua, que mudam de proporção de acordo com algumas etapas da vida.

É uma questão minha comigo mesma. Uma voz manipuladora, que fala alto na minha mente, busca manejar cada movimento, provar uma incapacidade forjada por outra de mim que desconheço. Tento não mergulhar nisso, mas essa voz não me deixa retornar à superfície.

Percebi que durante muito tempo, eu não conseguia ir até o fim, estava cheia de assuntos pela metade. Tentava me convencer que tinha uma personalidade insaciável que não se contentava com as mesmas coisas de sempre e por isso eu simplesmente me cansava e logo encontrava um novo desejo, deixando o antigo por acabar. Hoje vejo que foi o medo do fracasso que nunca me deixou terminar.

Viver assim, com assuntos por terminar, é nunca saber como será, é desistir de um grande plano por medo. Doses elevadas de autocrítica menosprezam o potencial de forma tão sutil quanto imperceptível. Talvez seja uma espécie de porto seguro, que prende os pés no chão.

Mas o que é o sucesso se não uma sucessão de fracassos? Percebi que a voz em minha mente pode me atormentar, mas ela deve ser uma aliada. Situações inacabadas deixam uma espécie de vazio incomodo. A autocrítica excessiva e a falta de confiança nos faz deixar de viver nossas realizações em sua plenitude. Sou a única pessoa no mundo que realmente devo conhecer bem, e isso só será possível se souber até onde posso chegar

Sobre detantopensarescrevi

Um dia acordei e estava espalhada, haviam palavras por todos os lados, e não tinha como junta-las, foi então que decidi escrevê-las.
Esse post foi publicado em Assuntos aleatórios, Relacionamento. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

