Saber discutir é uma virtude

Por Fabiana Silva

O que é mais importante, provar que está certo ou fazer o que é certo? Fazer o certo vai além de provar algo, só que por vezes você acredita demasiadamente estar certo, ser dono da razão e da verdade, ao ponto de não conseguir analisar o outro lado, e isso é tão real em sua mente que o orgulho começa a dominá-la. Fica tão cego em seus ideais por falta de humildade para admitir que possa errar.

A manifestação do nosso pensamento nem sempre é proporcional à forma como nos expressamos. Isso pode ser ilustrado muito bem na discussão entre um casal, por exemplo. Nos desentendimentos, por vezes o motivo em si é insignificante, e a forma como é expressado acaba sendo o principal agravante. Isso cria uma necessidade tão absurda de estar certo que se torna impossível chegar a um consenso.

É como se essa fosse uma necessidade de autoafirmação, uma maneira de se sentir superior ou provar algo que defende sua honra. A discussão em si é extremamente importante para o relacionamento interpessoal em qualquer nível. Aliás, a discussão é importante para o mundo, as grandes realizações são intermediadas por discussões intermináveis a fim de chegar às grandes decisões, ou seja, a discussão é um ciclo eterno e indispensável.

Mas por que carga d’água é tão importante provar que se está certo e querer se sentir superior diante de alguém que se ama ou quer bem? Existe uma intolerância exacerbada entre as pessoas, a discussão que deveria ser um comportamento construtivo, baseado em uma troca de ideias e opiniões, acaba se tornando um comportamento desestabilizador quando se diz respeito a relacionamentos.

Em um relacionamento, discutir de forma positiva não significa apenas aceitar a opinião do outro de maneira submissa. Significa buscar um consenso onde todos possam aceitar ao menos o mínimo do que está sendo exposto. Porém se usam afirmativas tais como “eu concordo” e “eu não concordo”, mas às vezes é necessário saber ceder e isso não é vergonhoso, pelo contrário é uma virtude quando se está cedendo em nome de um sentimento muito maior que a intolerância.

Em tempo: Alguém sabe quem é a fêmea na foto acima?

Anúncios

Sobre detantopensarescrevi

Um dia acordei e estava espalhada, haviam palavras por todos os lados, e não tinha como junta-las, foi então que decidi escrevê-las.
Esse post foi publicado em Comportamento, Crônica, Relacionamento. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Saber discutir é uma virtude

  1. Nossa vou chutar.. rs a fêmea é a que está segurando o bico do outro

  2. opa opa isso significa que acertei ?? o/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s