Há vida na insônia

Por Fabiana Silva

Diz-se que insônia é uma anormalidade neuroquímica, a minha tem outros nomes. Sofro de insônias de pensamentos. Pensamentos que exigem demais, que tem uma sede infinita. Tenho insônias inquietas, que buscam respostas a perguntas que não fiz e vem de coisas que nem mesmo sei se quero. Uma inquietação que o silêncio instiga. Imaginar demais, querer demais, resistir demais. Tenho insônias de excessos.

É quando sei que não me sinto bem onde estou, não por insatisfação apenas, mas por querer o infinito de uma só vez, por querer todos os sentimentos mesmo os sem nome. Exagerando desejos e desejando muito mais do que preciso. Cultivo fantasias desmedidas de um mundo melhor. Questiono-me, contesto, vivo em debates solitários sobre quem sou e por que sou. Assim eu durmo em desassossego. E dormindo não sonho, mas penso e idealizo embora com a mente turva.

Tira-me o sono esse sentimento sem pessoa que corresponda, esse pensamento focado no vazio de uma idealização sem ação, esse hábito de escrever me apropriando da interpretação de quem lê e esse gosto por verdades que não são minhas. O vazio da madrugada me preenche e transgride minha solidão.

Fico tonta de idéias, me pesa a alma de sono, mas não durmo talvez por uma insônia teimosa. Ela me convence a imaginar e a escrever quando muitas vezes não tenho nada a dizer. E tem dias que a insônia é tediosa por demais menos no poder de dormir.  Penso que se de fato a insônia agride o sistema nervoso e reduz o tempo de vida, ironicamente há muita vida na insônia.

Sobre detantopensarescrevi

Um dia acordei e estava espalhada, haviam palavras por todos os lados, e não tinha como junta-las, foi então que decidi escrevê-las.
Esse post foi publicado em Assuntos aleatórios. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

